terça-feira, 2 de abril de 2019

Introdução á programação - Parte 1

 
Introdução á programação: 

1. Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de
Programação:

Programação é a acção e o efeito de programar. Este verbo tem várias definições, entre elas: idealizar e ordenar as acções que vão ser realizadas no âmbito de um projecto; o anúncio das partes que compõem um acto ou espectáculo; a preparação de máquinas para cumprirem uma determinada tarefa a um dado momento; a elaboração de programas para a resolução de problemas através de computadores; e a preparação dos dados necessários para obter uma solução de um problema com uma calculadora electrónica, por exemplo. 
   Hoje em dia, a noção de programação é bastante associada á programação em informática, o código-fonte de um software. 
   Este código indicará ao programa informático o que têm de fazer e de que forma. 

 Quanto á linguagem de programação podemos dizer que: 
É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.
Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
O conjunto de palavras compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo microprocessador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina).
 Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.
Linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos (propriedade chamada de portabilidade). Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado em vez de ser diretamente executado. Uma meta ambiciosa do Fortran, uma das primeiras linguagens de programação, era esta independência da máquina onde seria executada.


2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível: 

Essas são aquelas cuja sintase se aproxima mais da nossa linguagem e se distanciam mais da linguagem de máquina.
Elas possuem um nível de abstração que faz com que você entenda aquele código mais facilmente, pois foi removido da sintaxe o que você não precisa entender em um primeiro contacto com programação ou pra quem nunca vai mexer com linguagens de baixo nível. 
Já a de alto nível : É aquela que se aproxima mais da linguagem de máquina. Precisas de ter o conhecimento direto da arquitetura do computador para fazer algo no mesmo.

3 . Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa: 
  Um algoritmo é, numa certa perceptiva um programa abstracto- dizendo de outra maneira, um programa é um algoritmo concretizado. 
  No entanto, os programas são vizualizados como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único - da mesma forma que uma casa construída apartir de componentes. 
 Desta forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado e executar uma operação simples e especifica, como, por exemplo, uma ordenação. Um Programa , por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa 1 ou mais operações, de forma a que seja útil para as pessoas . 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário